CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA


O que o aluno de Logística estuda

O estudante de Logística da Fatec Bebedouro aprende a determinar custos como fretes e tributos, planejar rotas de transporte e entrega de mercadorias de maneira eficiente, com qualidade, dentro
do prazo estabelecido e a preços competitivos.

O aluno também estuda meios de transporte, suas características e vantagens, aprende a fazer a gestão de estoques, a planejar embalagens de produtos que facilitem o armazenamento e a distri-
buição, bem como a explorar softwares de simulação de cargas e roteiros.


O que o profissional de Logística faz

  • Gerencia o fluxo de produtos ou pessoas em uma empresa.
  • Cuida da aquisição, do recebimento, da armazenagem, da distribuição e do transporte de produtos, bem como do controle e processamento de pedidos.
  • Define a quantidade e o tipo dos veículos necessários às entregas.
  • Planeja a organização e a ordem dos produtos em caminhões ou containers.
  • Determina o roteiro de entrega de produtos.
  • Planeja a melhor localização estratégica para estabelecer estoques.
  • Pode atuar na ordenação do fluxo de atendimento ao público em hospitais e postos de serviço. Pode atuar também em indústrias e fábricas, determinando a disposição de equipamentos e setores de produção, a fim de melhorar a produtividade e evitar desperdícios e retrabalho.
  • Em geral, o profissional de Logística inicia a carreira em funções de armazenagem, estocagem e inventário de produtos.

Onde o profissional de Logística pode trabalhar

Existe um extenso campo de trabalho na área da Logística, que inclui indústrias, supermercados, lojas, hospitais, órgãos públicos de mobilidade urbana, empresas especializadas (operadores logísticos), empresas da área de transportes e empresas de comércio eletrônico. Cada vez mais os serviços de Logística têm sido terceirizados, o que abre espaço para empresas especializadas do setor.


DURAÇÃO: 6 semestres

VAGAS: 40 (por semestre)

GRAU: Tecnológico

MODALIDADE: Presencial

Prof. Dr(a). Selma de Fátima Grossi

E-mail: coordenacao.logistica@fatecbb.edu.br

Foto do coordenador do curso de Logí­stica

Sobre o estágio

A regulamentação do estágio curricular supervisionado tem por finalidade estabelecer os critérios de realização e validação do estágio dos alunos do curso, bem como suas rotinas, seu processo de acompanhamento e avaliação. De acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, estágio é o ato educativo curricular supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante, desenvolvida sob supervisão de responsáveis, tanto por parte da empresa concedente quanto por parte da Fatec.
Além de ser um requisito obrigatório para a conclusão do curso de graduação, o estágio se constitui em instrumento de integração, treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Também é peça importante para a qualificação profissional do aluno, pois durante sua realização ele aplicará seus conhecimentos e, consequentemente adquirirá experiências práticas, o que certamente irá enriquecer e sedimentar o aproveitamento do conteúdo teórico lhe foi oferecido durante o curso.
O programa de estágio é, neste sentido, uma busca pela complementação do ensino e da aprendizagem em conformidade com o conteúdo das disciplinas. Também procura capacitar o aluno na identificação de problemas e na proposição fundamentada de soluções dentro do contexto organizacional empresarial, a partir de uma perspectiva teórico/metodológica/científica.

Sobre o trabalho de graduação

Um trabalho de conclusão de curso de graduação é uma etapa obrigatória para o término do curso, muito importante no âmbito acadêmico. Ele se constitui de um trabalho único, com conteúdo aprofundado, capaz de mostrar problemas e apresentar soluções, como também o desenvolvimento de novas abordagens, a fim de contribuir para o desenvolvimento e crescimento da área estudada, da profissão escolhida e do nível de conhecimentos teóricos e práticos do aluno.

Ao término da elaboração do trabalho de conclusão, o aluno realizará a exposição através de uma arguição a uma banca de professores, expondo as motivações para elaboração de seu trabalho, seu processo de pesquisa e seus resultados.

O aluno deverá expor um pôster sobre seu trabalho à comunidade acadêmica (conforme Manuais e Modelos), durante o período em que sua arguição for agendada.

Após a arguição, o professor orientador deverá entregar ao aluno as cópias dos membros da banca, para que possa realizar as correções necessárias.

Prazos após apresentação

Depois de apresentar seu trabalho, o aluno tem 30 dias de prazo para providenciar as correções sugeridas pelos professores membros da banca. Transcorrido esse período, o aluno:

Deverá imprimir uma cópia do trabalho de graduação em modo econômico, sem encadernação;
Dirigir-se à Coordenação de Cursos para preencher o Requerimento para a última fase do processo de avaliação do trabalho.


Prazos de
entrega


Manuais e
modelos