Big Data no Agronegócio


O que o aluno de Big Data no Agronegócio estuda

O estudante de Big Data no Agronegócio da Fatec Bebedouro aprende a conhecer e utilizar as principais tecnologias que compõem o conceito de Big Data, planejar, desenvolver, implementar e utilizar sistemas de informação além de conhecer as principais características do Agronegócio, desenvolver assim a capacidade de resolução de problemas do Agronegócio utilizando-se dos recursos de tecnologia da informação.

O que o profissional de Big Data no Agronegócio faz

Desenvolve softwares voltados para o agronegócio; instala e gerencia dispositivos de internet das coisas, como sensores, em ambientes agrícolas para captar e gerar dados; projeta e configura redes de sensores e de transmissão de dados de campo; analisa dados coletados pelos aparelhos e produz relatórios para a tomada de decisão de gestores de agronegócios; implementa banco de dados em nuvem.

Onde o profissional de Big Data no Agronegócio pode trabalhar

Fazendas, lojas revendedoras de produtos agrícolas, consultorias ou empresas prestadoras de serviços agronômicos, empresas desenvolvedoras de software e fabricantes de equipamentos agrícolas e insumos

DURAÇÃO: 6 semestres

VAGAS: 40 (por semestre)

GRAU: Tecnológico

MODALIDADE: Presencial

Prof. Dr(a). Antonio Fernando Traina

E-mail: coordenacao.bigdata@fatecbb.edu.br

Foto do coordenador do curso de Big Data no Agronegócio

Sobre o estágio

A regulamentação do estágio curricular supervisionado tem por finalidade estabelecer os critérios de realização e validação do estágio dos alunos do curso, bem como suas rotinas, seu processo de acompanhamento e avaliação. De acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, estágio é o ato educativo curricular supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante, desenvolvida sob supervisão de responsáveis, tanto por parte da empresa concedente quanto por parte da Fatec.
Além de ser um requisito obrigatório para a conclusão do curso de graduação, o estágio se constitui em instrumento de integração, treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Também é peça importante para a qualificação profissional do aluno, pois durante sua realização ele aplicará seus conhecimentos e, consequentemente adquirirá experiências práticas, o que certamente irá enriquecer e sedimentar o aproveitamento do conteúdo teórico lhe foi oferecido durante o curso.
O programa de estágio é, neste sentido, uma busca pela complementação do ensino e da aprendizagem em conformidade com o conteúdo das disciplinas. Também procura capacitar o aluno na identificação de problemas e na proposição fundamentada de soluções dentro do contexto organizacional empresarial, a partir de uma perspectiva teórico/metodológica/científica.

Sobre o trabalho de graduação

Um trabalho de conclusão de curso de graduação é uma etapa obrigatória para o término do curso, muito importante no âmbito acadêmico. Ele se constitui de um trabalho único, com conteúdo aprofundado, capaz de mostrar problemas e apresentar soluções, como também o desenvolvimento de novas abordagens, a fim de contribuir para o desenvolvimento e crescimento da área estudada, da profissão escolhida e do nível de conhecimentos teóricos e práticos do aluno.

Ao término da elaboração do trabalho de conclusão, o aluno realizará a exposição através de uma arguição a uma banca de professores, expondo as motivações para elaboração de seu trabalho, seu processo de pesquisa e seus resultados.

O aluno deverá expor um pôster sobre seu trabalho à comunidade acadêmica (conforme Manuais e Modelos), durante o período em que sua arguição for agendada.

Após a arguição, o professor orientador deverá entregar ao aluno as cópias dos membros da banca, para que possa realizar as correções necessárias.

Prazos após apresentação

Depois de apresentar seu trabalho, o aluno tem 30 dias de prazo para providenciar as correções sugeridas pelos professores membros da banca. Transcorrido esse período, o aluno:

Deverá imprimir uma cópia do trabalho de graduação em modo econômico, sem encadernação;
Dirigir-se à Coordenação de Cursos para preencher o Requerimento para a última fase do processo de avaliação do trabalho.


Prazos de
entrega


Manuais e
modelos